Código: | PA15 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PPA | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Fernando Alberto Pinho Alves |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
João Pedro de Campos Duarte Antunes |
Português
Dotar os estudantes do conhecimento de conceitos fundamentais de pós-produção audiovisual, assim como do domínio técnico de ferramentas e processos para pós-produzir trabalhos de diferentes naturezas, tais como documentários, ficções, reportagens ou animações 2D/3D.
Compreender e aplicar técnicas de montagem audiovisual.
Realizar montagens com recurso a software de edição não-linear.
Aplicar efeitos, transições e motion graphics considerando as características de comunicação audiovisual.
Conceber e desenvolver formas e suportes de divulgação audiovisual (formatos para visualização em suporte informático, divulgação on-line, dvd-vídeo)
Montar, finalizar e masterizar os projetos rodados no âmbito da unidade curricular de Produção Audiovisual.
Aprender normas e procedimentos da pós-produção.
O workflow de pós-produção e a adequação ao projeto audiovisual
A pós-produção e os vários géneros videográficos e cinematográficos
Os tipos de montagem
"The rule of six"
A importância da edição na construção diegética (espaço, tempo, ação e narrativa).
A montagem de continuidade no cinema narrativo
A composição audiovisual: Tipologia dos planos; Movimento e ritmo
A ‘elipse’e a montagem.
Noção de espaço e tempo: o raccord
Equipamentos e programas para a edição não-linear de vídeo digital.
Formatos e protocolos de intercâmbio.
Correção de cor
Codec’s, rendering e exportação.
Blackmagic DaVinci Resolve
Adobe Media Encoder
Adobe Premiere
Adobe After Effects
Valorizar a relação entre o domínio técnico e tecnológico com o conceito e a linguagem audiovisual de forma a potenciar a faceta artística e criativa.
A metodologia assenta na exposição dos conteúdos e fundamentos teórico-práticos com apoio a recursos audiovisuais e bibliográficos e na prática de exercícios de montagem, de forma a consolidar conhecimentos técnicos e artísticos.
A exposição dos conteúdos teóricos será seguida de exercícios/demonstrações executados pelos alunos.
Serão pós-produzidos os projectos rodados no âmbito da U.C. de Produção Audiovisual.
A progressão na pós-produção dos conteúdos realizados pelos alunos será objecto de acompanhamento e avaliação contínua.
Qualquer estudante desta unidade curricular deve adequar e experimentar métodos de trabalho e encontrar workflows que funcionem para diversas situações.
A prática regular de exercícios de montagem permite interiorizar o domínio tecnológico mas, também, força o confronto com situações de condicionantes diversas. O aluno, em busca de soluções, tanto na planificação como na execução, desencadeia processos de abordagem e resolução de problemas.
Assim, conciliando competências criativas e técnicas obtêm-se rotinas e metodologias próprias do ambiente profissional de pós-produção.
A avaliação é contínua e terá a seguinte ponderação:
Domínio técnico dos meios de pós-produção - 20%
Testes e exercícios individuais - 25%
Desempenho de funções e colaboração em equipa - 15%
Produto audiovisual de grupo - 25%
Níveis de envolvimento, participação relevante e assiduidade - 15%
Serão excluídos da avaliação final os estudantes que não tenham assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas práticas.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
ANG, T. (2005) – Manual de Vídeo Digital. Porto: Civilização
ARIJON, Daniel (1991) - Grammar of the Film Language. Silman-James Pr;
CARDOSO, Bernardo (2003) - Vídeo Digital no PC. Lisboa: FCA
GARDIES, René (org.) (2008) - Compreender o cinema e as imagens. Lisboa: Edições Texto & Grafia
MERCADO, Gustavo (2010) - The Filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition - Focal Press
MURCH, Walter, (2001) - IN THE BLINK OF AN EYE: A Perspective on Film Editing - SILMAN-JAMES PRESS
PADUAN, Alberto (s.d.) - Broadcast - Produção e Pós-Produção de programas de tv. Clube de autores: E-livro Google
RABIGER, M. (2015) - Directing the Documentary. 6th edition - Focal Press
SOUSA, Rocha de (1992) – Ver e tornar visível: formulações básicas em cinema e vídeo. Lisboa: Universidade Aberta.
Gardies, René. 2006. Compreender o cinema e as imagens. 1ª edição 2001.
RABIGER, M. (2008) - Directing : film techniques and aesthetics. 4th ed Burlington, MA ; Oxford : Focal.
WIESE, M. (1991) - Film directing shot by shot : visualizing from concept to screen Studio City, CA .
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a Unidade Curricular poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da U.C. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a Unidade Curricular, serão avaliados por exame de carácter prático (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
|